0

A liderança pela referência

Conversando com as pessoas é engraçado que ao mesmo tempo que querem desconstruir a hierarquia corporativa, querem um reconhecimento de forma hierárquica, isso é muito curioso.

Quando as pessoas olham para um hierarquia, olhando para quem são os seus “chefes” sentem vontade de não ter mais esse tipo de tratamento, mas quando as pessoas olham para para as pessoas que estão hierarquicamente abaixo, se sentem mais importante, é como se a hierárquica fizesse sentindo nesse caso.

A mudança cultural é muito difícil, pois é uma mudança que não depende de uma única pessoa, mas se não começar com uma pessoa nunca vai ter a mudança.

Quando converso com essas pessoas, procuro mostrar que de fato não é importante a hierarquia quando imposta, porem quando uma comunidade te coloca com uma “responsabilidade” de liderança ou de referência, isso sim é de fato uma conquista pelos seus méritos e sem o famoso “TOP-DOWN”.

O melhor disso tudo, é que a liderança/referência conquistada gera referência, porem não gera o “medo” e isso é o melhor de tudo, pois quando alguem tem uma “patente”, você fala parece que todo mundo tem que baixar a cabeça e aceitar, mas quando é conquistada sem ser imposta, as pessoas se sente a vontade para discordar e contribuir com as decisões, tornando um processo colaborativo e consequentemente muito mais atraente para todos.

Então se está pensando em um reconhecimento ou em ter mais responsabilidades nas suas atividades, é mais importante dominar muito um determinado assunto e ao mesmo tempo tratar a todos com o devido respeito para que eles te promovam como referência do time, pode ter certeza que essa é a melhor conquista, mas muitas vezes não é reconhecido pela pessoa, pois ninguém diz a ela que é a referencia do time, foi uma conquista sem qualquer formalidade.

O que você tem para falar sobre isso? Você se sente referência do seu time? Você quer ser referência? Quais são os próximos passos que pensa para a sua carreira no futuro? Como esta se preparando para isso?

Please follow and like us:
error

Vitor Cardoso

Deixe uma resposta