0

Riscos Invisíveis do Acumulo de Funções

É super comum em toda empresa que esta iniciando a transformação ágil colocar mais de uma função em uma única pessoa, os mais comuns são PO e SM em uma única pessoa e o QA sendo acumulado pelos DEVs.

Mas isso funciona? Até funciona, porem está longe de ser o ideal e enquanto não tiver cada pessoa com a sua responsabilidade, muitas das vezes vai achar que não faz a menor falta, porem quando a hora que trabalhar sem esses acúmulos, vai perceber a diferença que isso faz no time e nas entregas.

Por definição os papeis de PO e SM são opostos, um tem objetivo de entregar o produto e o outro tem o objetivo de cuidar do time, isso sendo centralizado em uma única pessoa fatalmente vai pesar para um dos 2 lados e isso normalmente não é bom, alem disso o PO tem atribuições que são bem trabalhosas como o refinamento das histórias e o SM tem que fazer o acompanhamento do time e remover impedimentos, são 2 funções muito trabalhosas para uma única pessoa realizar, repare que qualquer um dos pontos acima que sair prejudicado o impacto é direto na entrega.

Já no caso do QA com o time DEV, esse é mais difícil ainda perceber, pois quando não tem uma pessoa dedicada a olhar a qualidade, fatalmente ela vai ser deixada um pouco de lado por conta de todo o compromisso da entrega, então ter alguem dedicado a isso é zelar pela qualidade e como costumo a ouvir “Qualidade é inegociável”.

Entendo que no inicio é bem difícil defender todas as capacidades, mas talvez o caminho seja em um primeiro momento compartilhar as pessoas entre os times, o que é péssimo também, porem é infinitamente melhor do que a ausência de alguém com essas responsabilidades, possivelmente assim vai conseguir mostrar o valor e a necessidade para em um momento seguinte conseguir ter cada time com todas as responsabilidades, sem acumulo de função e sem compartilhamento. Pode parecer exagero, mas pode acreditar que isso não é preciosismo.

Please follow and like us:
error

Vitor Cardoso

Deixe uma resposta