0

RUT – Relevância, Urgência e Tendência

RUT: como funciona?

Esta técnica de consenso é para ser simples e rápida. No entanto, como o Fibonacci, os primeiros minutos são os que o grupo está se adaptando às definições, então não desanime se houver dúvidas. Pelo contrário: aproveite este momento para alinhar o entendimento de todos os participantes sobre os critérios.

Projete a tabela abaixo para os participantes. Como no poker, você vai ler sobre um item de backlog, todos poderão fazer perguntas, e então votam em uma nota para cada critério. Como os valores vão de 1 a 5, basta usar as mãos para votar. Garanta que todos revelem seu voto ao mesmo tempo para evitar ancoragem, e promova o debate quando houver divergência, de forma que cada lado exponha o motivo do seu voto, e todos possam contribuir para alinhar o entendimento.

Dinâmicas com participantes que já conhecem RUT acabam levando de 2 a 3 minutos em média por item de backlog, já contemplando as pausas para debater divergências. Você pode inclusive planejar o tempo das dinâmicas levando esse ponto em consideração.

Ao final da votação de cada item e critério, anote no seu backlog o resultado consensado e multiplique os valores de Relevância x Urgência x Tendência para obter o valor final do item.

A partir deste ponto, você poderá priorizar seu backlog por valor. Se você tiver a medida de esforço estimada pelo time para cada item, pode também priorizar o backlog pelo ROI. Basta dividir o valor em RUT pelo esforço estimado.

Uma das maiores vantagens é que essa técnica pode continuar sendo usada à medida que o produto evolui, sendo aplicável mesmo quando o valor de cada item não puder ser mensurado diretamente em receita. Isso faz com que você tenha uma métrica única para todo o backlog, e possa acompanhar a curva de valor agregado pelo produto sprint a sprint.

Referência: https://www.concrete.com.br/2016/11/15/como-priorizar-sem-traumas/

Please follow and like us:
error

Comunidade Agil

Deixe uma resposta